terça-feira, 5 de maio de 2015

Um olhar, a ESTAÇÃO!

A Estação Ferroviária de Celorico de Basto é uma interface desactivada da Linha do Tâmega, que servia a localidade de Celorico de Basto, no Distrito de Braga, em Portugal.

Construção e inauguração
Os trabalhos de construção no troço entre Chapa e Celorico de Basto começaram em Outubro de 1929. Em 1931, já se encontrava construída a casa para pessoal nesta estação.

Esta interface foi inaugurada, como estação terminal provisória da Linha do Vale do Tâmega, em 20 de Março de 1932, pela Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal, à qual a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses tinha alugado a Linha do Vale do Tâmega.

Para o transporte dos convidados, de várias entidades oficiais e particulares, foram realizados dois comboios especiais, um desde Porto-São Bento até Livração, e outro desde aquela estação até Celorico de Basto. Após a inauguração, esta estação passou a

prestar serviços completos em pequena e grande velocidades, internos e combinados.

Ligação a Arco de Baúlhe
Em 1947, a Companhia do Norte foi integrada na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, pelo que todas as antigas linhas daquela empresa, incluindo a Linha do Tâmega, passaram para a gestão da CP. O troço seguinte da Linha do Vale do Tâmega, até Arco de Baúlhe, foi inaugurado em 15 de Janeiro de 1949.


Encerramento
No dia 1 de Janeiro de 1990 foi desactivado todo o serviço comercial entre Amarante e Arco de Baúlhe, deste ramal ferroviário, dando assim lugar a uma via verde destinada a passeios pedestres, de bicicleta ou qualquer outro meio não poluente.

Ecopista do Tâmega
Em 2007 as Autarquias envolvidas, a Refer e o Estado assinaram um protocolo que resultaria na construção da Ecopista da Linha do Tâmega, uma via que atravessa três Municípios ao longo de quase 40 quilómetros, Amarante, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto.


Esta Ecopista percorre uma das mais belas linhas ferroviárias do país, permitindo o contacto directo com o património histórico e natural envolvente, nomeadamente as muitas aldeias e pontes que atravessa em toda a sua extensão, as paisagens verdejantes de inigualável beleza e, o Rio Tâmega, ex-líbris desta região, e que acompanha quase sempre, de muito perto.
Este projecto, que se inclui na Rede Europeia de Vias Verdes, tem o seu início ao km 12,467, na cidade de Amarante, e términos ao km 51,733 na Freguesia Cabeceirense de Arco de Baúlhe.


Até 2012 apenas o Percurso de Amarante se encontrava em funcionamento, ligando a Princesa do Tâmega a Chapa. Com a inauguração dos Percursos de Celorico de Basto e Arco de Baúlhe, em 2013, a Ecopista fica agora praticamente completa, apenas interrompida num pequeno troço de terra batida entre Chapa e Codeçôso, com cerca de 3 quilómetros, mas que pode ser percorrido em BTT. Prevê-se que com a conclusão das obras da nova barragem de Fridão, a Ecopista fique totalmente pronta.

















 

Fonte:  www.ciclovia.pt
        pt.wikipedia.org

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